JP Borrachas e Parafusos
29 de maio de 2020
19/05/2020
Cosern registra 3.063 interrupções de energia provocadas por raios no RN em 2020
Cosern registra 3.063 interrupções de energia provocadas por raios no RN em 2020 — Foto: Ronildo Medeiros
Cosern registra 3.063 interrupções de energia provocadas por raios no RN em 2020 — Foto: Ronildo Medeiros

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) registrou 3.063 interrupções no fornecimento de energia elétrica neste ano por causa de raios que caíram no estado. Os registros ocorreram entre o dia 1º de janeiro e esta segunda-feira (18).

A alta incidência de raios registrada em todo o estado potiguar nesses cinco primeiros meses de 2020 fez a Cosern reforçar suas equipes de plantão e divulgar constantemente as orientações de segurança para a população, como forma de prevenir acidentes no período chuvoso.

Além de provocar perturbações no sistema elétrico da distribuidora, o efeito de uma descarga atmosférica pode comprometer as instalações elétricas das residências, de acordo com a Companhia. “A energia contida no raio sempre procura a terra. Ao atingir uma edificação, o caminho natural que a energia percorre é por meio das partes condutivas das instalações elétricas, as ferragens estruturais ou, quando existentes, os cabos e hastes específicos para esta função”, explica Thelmo Varela, engenheiro eletricista da Cosern.

“Por isso, é extremamente importante que durante uma tempestade acompanhada de raios as pessoas retirem os aparelhos elétricos das tomadas como forma de prevenção a choques e danos nos eletrodomésticos”, alerta o engenheiro.

Do ponto de vista do risco de acidentes, a probabilidade de alguém morrer atingido por um raio é de 0,8 por 1 milhão por ano no Brasil. Mas ela pode aumentar para a ordem de 1 para 1.000, dependendo de onde a pessoa está e o que está fazendo durante uma tempestade.

Por isso, é preciso saber o que fazer e o que evitar quando se escuta um trovão (barulho característico de um raio). Segundo a Cosern, 80% dos casos de morte provocada por raios podem ser evitadas se as pessoas souberem como se proteger. Veja as orientações de segurança:

  • Ao ar livre, sempre mantenha distância da rede elétrica, independente se estiver chovendo ou não;
  • Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;
  • Não instale, desligue ou remova antenas se estiver chovendo. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;
  • Desconecte das tomadas, com segurança e sempre pelo plug, os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;
  • Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime e ligue imediatamente para o 116 da Cosern. *G1 RN
JChaves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Blog do JP - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.
Os textos e as imagens deste site são de uso exclusivo do site blogdojp.com.br, não podendo ser usadas ou copiadas sem autorização, estando protegidos pela Lei de Direitos Autorais, seu uso indevido é considerado crime.