JP Borrachas e Parafusos
9 de dezembro de 2019
29/11/2019
RN tem 216 pessoas esperando por um transplante de rim

O Rio Grande do Norte tem pessoas 216 esperando por um transplante de rim, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). Além disso, outros 244 potiguares aguardam por cirurgia de córneas.

De acordo com a Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, organismo ligado à Sesap, o estado tem autorização para realizar apenas transplantes para pacientes renais e de visão. As demais cirurgias estão listadas no Sistema Nacional de Transplantes (SNT), que é responsável por gerenciar a receptação e o transplantes de órgãos e tecidos.

Desta forma, os potiguares que aguardam por coração, pulmão, fígado e pâncreas, por exemplo, entram numa fila nacional. Surgindo doador, o paciente é transportado para a unidade da federação autorizada para realizar o transplante.

Nos últimos dias, o caso da família do apresentador Gugu Liberato, Liberato, morto na semana passada nos Estados Unidos, permitindo a doação dos órgãos, suscitou novo debate sobre a importância deste tema entre os brasileiros.

Segundo a Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, não há um registro de pessoas que se predisponham doar. A permissão para a retirada dos órgãos é feita apenas com a autorização dos familiares do doador.
Atualmente, a taxa de transplantes do Rio Grande do Norte é de 14,9 doadores por milhão de pessoas (pmp), de acordo com a Central dos Transplantes. Este índice está abaixo da média nacional, com 16,6 pmp, a partir dos números da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. O valor é metade do que é registrado nos Estados Unidos, por exemplo, que é de 32 pmp. *Agora RN

Delirius

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Blog do JP - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.
Os textos e as imagens deste site são de uso exclusivo do site blogdojp.com.br, não podendo ser usadas ou copiadas sem autorização, estando protegidos pela Lei de Direitos Autorais, seu uso indevido é considerado crime.