JP Borrachas e Parafusos
9 de dezembro de 2019
25/08/2011
Juro do cheque especial atinge o maior nível em 12 anos, 188% ao ano

O juro do cheque especial subiu 3,3 pontos porcentuais em julho e atingiu 188% ao ano no fim do mês passado. O patamar é o mais elevado em mais de 12 anos, desde abril de 1999, quando o crédito disponível na conta custava 193,6% ao ano aos clientes.

“A taxa tem mostrado esse comportamento de alta há alguns meses e reflete o perfil do tomador de crédito. Essa é uma operação que oferece taxas diferenciadas dentro de uma mesma modalidade, conforme o tomador”, disse o chefe do departamento Banco Central (BC), Túlio Maciel, ao explicar que a entrada de novos clientes no sistema bancário com perfil de risco mais elevado faz com que os bancos cobrem mais dos clientes.

Maciel afirma que, como essa linha de crédito cobra taxas de juros mais elevadas que as praticadas em outras operações – como o crédito pessoal ou consignado -, é recomendável que se evite a operação e o cliente opte por alternativas mais baratas.

O movimento de alta também foi visto no segmento empresarial. O cheque especial das empresas, chamado de conta garantida, saltou 5,5 pontos em apenas um mês até os 111,7% anuais, o maior patamar em mais de 15 anos, desde março de 1996. 

Oticas carol Pau dos Ferros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Blog do JP - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.
Os textos e as imagens deste site são de uso exclusivo do site blogdojp.com.br, não podendo ser usadas ou copiadas sem autorização, estando protegidos pela Lei de Direitos Autorais, seu uso indevido é considerado crime.