JP Borrachas e Parafusos
23 de abril de 2019
12/04/2019
RN abriu quase 9 mil empresas no 1º trimestre de 2019, aponta levantamento

Levantamento do Empresômetro, empresa especialista em inteligência do mercado, aponta que o Rio Grande do Norte formalizou 8.977 empresas somente no primeiro trimestre de 2019.

De acordo com o estudo, em janeiro houve o registro de 3.209 empresas. Em fevereiro o número caiu para 2.896 formalizações e recuou para 2.872.

Para o diretor do Empresômetro, Otávio Amaral, “esses dados revelam que o empreendedor está saindo da informalidade, embora ainda seja um processo, algumas vezes, um tanto burocrático, é facilitado pelo MEI e pelo Simples Nacional, por exemplo”.

Ainda de acordo com o Empresômetro, nos três primeiros meses do ano foram registradas em todo o país a abertura de mais de 722 mil empresas. Desse total, 30%, mais de 232 mil, encontram-se no estado de São Paulo.

No mês de março foram abertas 243.662 novas empresas, em que a motivação principal é o alto índice de desemprego, facilidade em prestação de serviços, a nova lei da terceirização (Lei Nº 13.429/2017) e a busca por uma renda maior.

“A prestação de serviços é uma tendência, não há grandes custos com aquisição de bens e insumos, e é simples para se iniciar uma empresa. Grande parte desses novos negócios são relacionados a cabeleireiros, obras em alvenaria, serviços de entrega e venda de roupas”, diz Amaral.

Mesmo um país grande como o Brasil, com tantas nuances, hábitos e regionalismos, as atividades que mais crescem seguem um padrão. Venda de roupas, beleza, obras e transportes sempre estão entre as principais atividades em que há maior número de empresas abertas.

Já no estado do Amazonas, o transporte escolar aparece, pela primeira vez, como a atividade que registrou mais empresas abertas no mês de março, com 144 novos negócios. *De Fato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Blog do JP - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.
Os textos e as imagens deste site são de uso exclusivo do site blogdojp.com.br, não podendo ser usadas ou copiadas sem autorização, estando protegidos pela Lei de Direitos Autorais, seu uso indevido é considerado crime.