JP Borrachas e Parafusos
20 de novembro de 2018
23/08/2011
Índice de cheques sem fundos tem alta, especialistas recomendam cautela no uso

O índice de cheques devolvidos por falta de fundos teve ligeira alta no mês de julho, de acordo com dados divulgados pela empresa de consultoria Serasa Experian. Em todo o país, foram devolvidos 1,99% do total de cheques compensados, contra 1,93% em junho deste ano e 1,74% de julho de 2010.

De janeiro a julho, o percentual de cheques devolvidos ficou em 1,94%, ligeiramente mais elevado do que o índice do mesmo período de 2010, 1,86% . Nesse período, o Nordeste registrou 3,44%.

Mesmo com as altas taxas de juros, o consumidor brasileiro continua a recorrer ao cheque especial e ao cartão de crédito. Segundo dados do Banco Central (BC), em junho, as concessões de crédito por meio de cheque especial e cartão de crédito representaram 60,8% do total para pessoas físicas, que foi R$ 75,203 bilhões.

De acordo com o vice-presidente da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, o cheque especial e o cartão de crédito são empréstimos mais fáceis de serem tomados porque estão pré-aprovados e disponíveis imediatamente para os clientes. Entretanto, o custo dessas modalidades é muito elevado. Oliveira orienta os consumidores a analisar a real necessidade do uso dessas modalidades de crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Blog do JP - Rio Grande do Norte - Todos os Direitos Reservados.
Os textos e as imagens deste site são de uso exclusivo do site blogdojp.com.br, não podendo ser usadas ou copiadas sem autorização, estando protegidos pela Lei de Direitos Autorais, seu uso indevido é considerado crime.